Abaixo, informações sobre os tão desejados Poderes Especiais.
Animagia
É a arte de transformar-se em animal. Para adquiri-la o bruxo passa por séries de treinamentos envolvendo desgastantes feitiços transfiguratórios. Não é hereditária.
Legilimência
Os legilimentes - nomenclatura dada para os que adquirem essa 'dádiva'- são capazes de ler a mente de qualquer pessoa, desde que essa não seja melhor oclumente do que si é legilimente.
Licantropia
Lobisomem é a nomenclatura dada à qualquer pessoa com licantropia, ou seja, às luas cheias, involuntariamente, se transforma numa fera semelhante à um lobo. A Licantropia pode, ou não, ser hereditária, e é transmitida de um lobisomen através do contato de sua saliva em machucados da vítima (ou seja, principalmente por mordidas. Vale ressaltar que ao morder sua vítima, o lobisomem pode mata-la) e até mesmo por arranhões.
Metamorfomagia
Bruxos com esse dom podem mudar sua aparência a vontade. Não é hereditária. A pessoa pode nascer com esse dom, ou simplesmente passar por um doloso treinamento para adquiri-lo.
Ofidioglossia
É a arte de falar com as cobras. Hereditária, provêm principalmente da família Slytherin.
Oclumencia
A arte oposta à Legilimência. Um oclumente tem o poder de proteger sua mente de um legilimente.
Vampirismo
Seres da noite, precisam beber sangue para sua sobrevivência. Morrem ao ter um contato direto com a luz do sol, porém, possuem um olfato apurado, se tratando de sangue, e, enxergam perfeitamente no escuro. Se passar um dia sem beber sangue, começa a perder a consciência e os sentidos, sendo assim levado à morte total. Pode ou não ser hereditária, depende de como os genes da doença se propagam. É transmitida através da mordida de uma pessoa com vampirismo, porém, a mordida pode também mata-la.
Videntes e Profetas
São capazes de fazer profecias e prever o futuro. Uma pessoa não se torna vidente/profeta, ela nasce com o dom. Não é algo hereditário, mas os descendentes de um vidente ou de um profeta tem uma facilidade para a matéria adivinhação.